Por:

Moradora em situação de rua morre assassinada

Uma operação comjunta entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal prendeu um suspeito de assassinar uma mulher de 24 anos, que vivia nas ruas. A prisão ocorreu no Residencial Sirius na sexta-feira (6). O crime aconteceu na quinta (5) no Parque Valença II, na região do distrito do Campo Grande.

Foram apreendidos um Chevrolet Celta preto e uma arma de fogo de calibre compatível com o utilizado no homicídio. A vítima estava sentada em um banco de praça quando foi atingida por disparos efetuados pelo condutor do Chevrolet.

Chegou a receber atendimento médico no pronto-socorro do Campo Grande, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Hospital da PUC, onde morreu após sofrer paradas cardiorrespiratórias.

A investigação contou com exames balísticos de estojos e projéteis recolhidos no local. O suspeito permanece à disposição da Justiça, enquanto o material apreendido segue para análise detalhada pelos peritos.

Prefeitura

Atualmente, as abordagens da Prefeitura de Campinas em relação aos moradores em situação de rua são feitas por meio do Programa SOS Rua, com equipes técnicas compostas por assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais, que atuam diariamente, das 8h às 21h, encaminhando-os para acolhimento. Disponibiliza também o Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (Samim), albergando emergencialmente em regime de pernoite, oferecendo alimentação e higiene pessoal.

Oferece, ainda, oficinas, visando a reinserção social e no mercado de trabalho para pessoas com sofrimento psíquico ou dependência de álcool/ drogas, além de residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência sem retaguarda familiar.

Fazenda de Acolhimento

O vereador Nelson Hossri (PSD-SP) protocolou um requerimento na Câmara para criar uma comissão de estudos para criar uma Fazenda de Acolhimento Municipal para moradores em situação de rua, centralizando atendimentos.