Por: Raquel Valli

Bloco do Bob ganha as ruas no domingo de Carnaval

Desfile carnavalesco homenageia o cãozinho comunitário | Foto: Bloco do Bob

O Bloco do Bob 2026 sai às ruas no domingo, 8 de fevereiro, com concentração às 16h na Praça XV de Novembro no Largo Santa Cruz no Cambuí. O propósito deste ano é unir a alegria do Carnaval a uma manifestação pedindo justiça para o cãozinho Orelha, torturado e morto em Florianópolis (SC), informa o idealizador do evento, César Rocha. A organização solicita que os participantes compareçam com cartazes. Desde 2009, o Cãonaval desfila da praça até o Centro de Conveniência pela Avenida Júlio de Mesquita.

O bloco surgiu da trajetória de Bob, um cão comunitário, que vivia no Largo sob os cuidados de taxistas, mas que foi retirado do local pelo então CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), motivando uma mobilização popular.  O cãozinho foi autorizado a voltar à praça após o cumprimento de exigências da Vigilância em Saúde, entre as quais, vacinação, castração e de um taxista que se responsabilizasse pelo animal.

Macaque in the trees
O cãozinho Bob, que dá nome ao bloco carnavalesco | Foto: César Rocha

Obteve o título de cão comunitário, e, quando retornou ao Largo, foi recepcionado com uma festa, organizada por Rocha, que, na sequência, fundou o bloco. A primeira edição reuniu cerca de 100 pessoas, mas as seguintes chegaram a reunir 1.500.

Bob morreu em agosto de 2013 em decorrência de um câncer no tórax - apesar do tratamento veterinário. Tornou-se símbolo da Lei Estadual 12.916/2008 de cães comunitários e permanece no calendário festivo de Campinas promovendo a causa animal.

Macaque in the trees
Desfile conta com trio elétrico, que acompanha o cortejo pela Avenida Júlio de Mesquita | Foto: Bloco do Bob