Por: Moara Semeghini - Campinas

Hemocentro Unicamp promove ação de Carnaval em seus postos de coleta que transforma solidariedade em cor

Durante o período de Carnaval, o Hemocentro e seus postos de coleta lançam uma ação especial para reforçar a importância da doação de sangue de forma simbólica, afetiva e participativa | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Durante o período de Carnaval, o Hemocentro e seus postos de coleta lançam uma ação especial para reforçar a importância da doação de sangue de forma simbólica, afetiva e participativa. A campanha acontece de 27 de janeiro até 17 de fevereiro e convida cada doador a deixar sua marca em um mural coletivo que ganhará cor ao longo dos dias.


A dinâmica é simples: ao realizar a doação de sangue o doador recebe uma lantejoula vermelha, que deve ser colada em um cartaz exposto no local. Com a participação de todos, o material vai sendo colorido gradualmente, representando que é a doação de sangue que leva vida, alegria e esperança a quem precisa.

A ação transforma um gesto individual em uma construção coletiva, reforçando que cada doação faz diferença. Os cartazes permanecerão expostos permitindo que doadores, funcionários e visitantes acompanhem visualmente o impacto da solidariedade de cada doador.
Além de celebrar o Carnaval de forma consciente, a iniciativa também chama atenção para a importância de manter os estoques de sangue em níveis adequados em um período do ano tradicionalmente marcado pela queda no número de doações.

A campanha conseguiu parceria na divulgação com as prefeituras de todas as cidades onde o Hemocentro possui postos de coleta, além dos blocos de carnaval tradicionais das cidades, conseguindo penetrar em diversos nichos da população.
Com criatividade e engajamento, o Hemocentro reforça que, mesmo em meio à folia, a solidariedade continua sendo essencial — e que cada gesto ajuda a colorir muitas vidas.

Onde doar?
Hemocentro Unicamp: Segunda a sábado das 7h30 às 15h
Posto de coleta Hospital Mário Gatti: Segunda a sábado das 7h30 às 15h
Posto de coleta Hospital Estadual de Sumaré: Segunda a sábado das 7h30 às 12h
Hemonúcleo de Piracicaba: Segunda a sexta das 7h30 às 13h / Sábado das 7h30 às 12h
PoCER Indaiatuba: Toda segunda (exceto feriados) das 8h30 às 12h