De acordo com a Prefeitura, mais de 50% das vagas para cursos gratuitos do Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas) já foram preenchidas; As inscrições continuam abertas até o preenchimento total das vagas e devem ser feitas presencialmente na unidade onde o interessado pretende estudar.
As vagas são preenchidas por ordem de chegada e a previsão é de que as aulas tenham início no mês de fevereiro. Com metade das vagas já ocupadas, a orientação da Prefeitura é que os interessados façam a inscrição o quanto antes.
O que levar
É necessário apresentar documentos originais e cópias do RG com CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de endereço e uma foto 3x4 recente. Ao todo, são 20 opções de cursos disponíveis. Entre as formações, Informática Básica, Operador de Empilhadeira, Cuidador e Criação de Websites. Os cursos são voltados ao ensino prático e indicados tanto para quem deseja ingressar em uma nova área quanto para quem busca atualizar ou reforçar conhecimentos profissionais. A duração das formações varia entre 10 e 20 semanas. Mais informações sobre as vagas estão disponíveis no portal da undação Municipal para Educação Comunitária (fumec.sp.gov.br/ceprocamp).
Ceprocamp
É uma escola profissionalizante que oferece cursos técnicos, como Enfermagem e Informática, e qualificações profissionais, como Manicure e Mecânico, de forma gratuita, para a população da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O objetivo é desenvolver nos alunos as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, preparando-os para a vida profissional, além de promover inclusão, reinserção social e desenvolvimento humano.
Conta com cinco unidades físicas: no Centro, no Ouro Verde, no Satélite Íris, no Campo Grande e no Campo Belo. Há também três unidades móveis no Padre Anchieta, Vista Alegre e Monte Cristo. Conta, ainda, com quatro parcerias na Fumec Cambará, no CIC Vida Nova, na Paróquia Imaculada São Bernardo e na instituição Mão Amiga.