Por: Raquel Valli

EsPCEx chama majorados do concurso 2025/2026

Ingresso ocorre por meio de concurso público de âmbito nacional | Foto: EsPCEx

A segunda apresentação dos candidatos majorados no concurso 2025/ 2026 da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) ocorre nesta segunda-feira (26) das 13h às 16h. Majorados aqui são os aprovados no exame intelectual, que foram posicionados além das 440 vagas oferecidas. Compõem o cadastro de reserva e aguardam convocação, caso ocorram eliminações dos aprovados na segunda etapa da seleção, ou desistências por partes destes, durante o período adaptativo.

A escola começou a segunda fase no dia 20. É composta por entrevista, inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame psicológico. Os que passarem e estiverem dentro do limite das 440 vagas estarão aptos à matrícula. 

A acolhida dispõe de uma dinâmica de recepção, em que o comando da escola recepciona os candidatos e os familiares, que são convidados a conhecerem o interior da EsPCEx.

Ao longo da segunda etapa, novas convocações de majorados são feitas, caso necessário. São feitas pelo portal www.espcex.eb.mil.br 

A escola é uma instituição de ensino universitário militar, que atua como a única porta de entrada para quem deseja seguir carreira como oficial de carreira do Exército Brasileiro.

O ingresso ocorre por meio de concurso público de âmbito nacional que é realizado uma vez ao ano para homens e mulheres com os seguintes requisitos: ser brasileiro nato, ter concluído ou estar cursando a 3º série do Ensino Médio, ter entre 17 e 22 anos (até o dia 31 de dezembro, do ano da matrícula), ter no mínimo 1,60m de altura para homens, e 1,55m para mulheres.

Macaque in the trees
Mulheres também podem ser alunas da escola | Foto: EsPCEx

Internato

O aluno permanece na escola por um ano, cursando o primeiro ano do Ensino Superior em Ciências Militares. Após concluí-lo, segue para o segundo ano, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), onde se torna cadete. Na academia, permanece quatro anos até se formar e tornar-se aspirante.

Durante o tempo de curso recebe alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, fardamento e ajuda de custo para despesas pessoais.

A faculdade requer internato pois, aliada ao estudo de disciplinas correntes, de exatas, humanas e biológicas, há o treinamento físico e o aprendizado de teoria e prática militares, fundamentais para o exercício da profissão.