A Polícia Civil da região tem novo diretor titular: trata-se do delegado Oswaldo Diez Júnior, que chefiará o Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter 2) cuja sede é Campinas (SP). A nomeação já foi divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Diez é delegado de classe especial - o topo da carreira na Polícia Civil - e conhecido por articular as forças de segurança no combate ao crime.
Substitui Fernando Manoel Bardi, que assumiu o cargo em janeiro de 2023 e que combateu sobretudo os crimes contra o patrimônio e os de violência doméstica, reforçando as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs). Bardi destacou-se também pelo estreitar as relações com a Guarda Municipal.
Já Diez estava coordenando o Procarga Paulista (Programa de Prevenção, Controle e Repressão a Furto, Roubo, Apropriação Indébita e Receptação de Carga e Valores).
Dados
De janeiro a novembro de 2025, o Estado registrou 3.192 roubos de cargas, o menor número em 25 anos, de acordo com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).
Em Campinas, já ocupou a chefia de unidades estratégicas, como a Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), a Deic (Divisão de Investigações Criminais) e a Delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Viracopos.
Deinter 2
O departamento foi estabelecido em 1999. Administra as atividades policiais civis em uma extensão territorial de 9.684 quilômetros quadrados, em 38 cidades paulistas, divididas entre cinco unidades de Delegacias Seccionais, em postos situados nos municípios de Jundiaí, Bragança Paulista e Mogi Guaçu, além de duas unidades localizadas especificamente em Campinas. O arranjo torna o município campineiro a única localidade do território estadual, com exceção da Capital, a possuir o gerenciamento de múltiplas seccionais no perímetro urbano.
O Deinter 2 é composto pelas seguintes cidades: Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Estiva Gerbi, Holambra, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.