Da Redação
As liquidações do comércio de Campinas (SP), após as festas de fim de ano, estão com descontos de até 70% para os consumidores; já para os lojistas, são interessantes para giro de caixa e para recomposição de estoque, segundo o departamento de economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).
No começo do ano, a margem líquida de lucro do comércio, que normalmente varia entre 10% e 20%, pode cair para 2% e 5%, ou até ser nula. Ainda assim, a estratégia é eficiente. "Mesmo com margens menores, o objetivo é melhorar o fluxo de caixa e ajustar estoques, preparando o varejo para os desafios dos próximos meses", afirma o economista da Acic, Mário Eduardo Campos.
"Planejamento financeiro é o que diferencia a oportunidade do problema. Tanto empresas quanto consumidores precisam usar as liquidações de forma estratégica, sem comprometer o equilíbrio financeiro ao longo do ano", reforça Campos.
No setor de tecnologia, especificamente, o movimento desta época é impulsionado pelo anúncio de novos modelos de smartphones e notebooks, o que leva à redução de preços das versões anteriores e intensifica as promoções nas lojas e no comércio eletrônico.
Consumo
Para as pessoas físicas, a orientação é ter as contas na ponta do lápis, sobretudo no início do ano, que concentra despesas obrigatórias, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e material escolar.
"Diante dos gastos obrigatórios de início de ano, é fundamental avaliar a real necessidade de compra para não comprometer o orçamento familiar e evitar o endividamento", acrescenta o especialista, evocando o consumo consciente.
Cartilha
O Procon Campinas lançou uma cartilha, quem que disponibiliza as seguintes orientações: compre em estabelecimentos regularizados e que emitam nota fiscal; confira as informações das embalagens; verifique qual a política de troca, prazo para a entrega e montagens, em caso de móveis; verifique se a voltagem é compatível, em caso de compra de eletrônicos; faça dupla checagem na hora de pagar, especialmente se for no PIX; não clique em links de promoções; digite o endereço eletrônico da loja direto no navegador; e desconfie de preços abaixo da média do mercado.
No documento, disponível no site https://procon.campinas.sp.gov.br/, o consumidor tem acesso também a dicas sobre seguro e garantia estendida, compras pela internet, desistência da compra, entre outras.