Por: Por Redação

Cartilha do Procon Campinas orienta consumidores sobre as liquidações de início do ano

Janeiro tem promoções mas também muitas despesas | Foto: Carlos Bassan/Arquivo PMC

O Procon Campinas publicou nesta segunda-feira, 5 de janeiro, uma cartilha para quem quer aproveitar as promoções de início de ano com segurança. No documento, disponível no site https://procon.campinas.sp.gov.br/, o consumidor tem acesso a dicas sobre a compra de produtos de mostruário, seguro e garantia estendida, compras pela internet, desistência da compra, entre outras.

“Depois das compras de presentes de Natal, as liquidações que algumas lojas fazem são um grande atrativo para os consumidores. Mas é importante comprar com consciência e também tomar os cuidados necessários para todas as compras, como a verificação do prazo de entrega, política de troca, montagem etc”, comentou o diretor do Procon, Paulo Giglio.

O planejamento financeiro também deve ser considerado. “O ano começa com promoções, mas também com muitas despesas, como impostos, material escolar, matrícula e uniforme. É bom sempre verificar se a compra vai caber no orçamento”, completou.

Janeiro é um mês de contradições financeiras, com muitas despesas típicas do início do ano, como impostos e material escolar, mas também com a tradicional temporada de saldões e promoções para atrair os consumidores pós-festas de fim de ano. Este período apresenta uma oportunidade para equilibrar as contas.

É um bom momento para adquirir itens que não são de necessidade imediata, mas que há o planejamento de compras, como roupas de verão, eletrodomésticos ou móveis, muitas vezes com descontos significativos. As despesas fixas do início do ano, como o IPVA e o IPTU, exigem um planejamento cuidadoso. 

As dicas do Procon são:

  • Comprar em estabelecimentos regularizados e que emitam nota fiscal;
  • Conferir as informações das embalagens;
  • Verificar qual a política de troca, prazo para a entrega e montagens (em caso de móveis);
  • Em caso de compra de eletrônicos, verificar se a voltagem é compatível;
  • Fazer dupla checagem na hora de pagar, especialmente se for no PIX;
  • Não clicar em links de promoções; digite o endereço eletrônico da loja direto no navegador;
  • Desconfie de preços abaixo da média do mercado;

O direito de desistência vale apenas para compras pela internet ou telefone e pode ser usado até 7 dias após a entrega do produto ou assinatura do contrato.
Reclamações e denúncias podem ser feitas nos postos presenciais ou pelo site: https://procon.campinas.sp.gov.br/. O atendimento telefônico também está disponível pelo número 151.