Por:

Bibliotecas públicas dispõem de livros exigidos pela Unicamp

Da Redação

Para apoiar os vestibulandos que buscam uma vaga na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura reforçou a disponibilidade das obras literárias exigidas pelo exame na rede de bibliotecas públicas. A ação visa democratizar o acesso à cultura e fornecer ferramentas para que todos os candidatos tenham condições de preparação.

Segundo a coordenação da rede, a iniciativa é vital para quem não tem recursos para adquirir todos os títulos da lista oficial, permitindo que o foco do estudante esteja apenas no aprendizado.

"Nem sempre o estudante consegue comprar todos os livros do vestibular. Com o acervo disponível nas bibliotecas públicas, ele tem as mesmas condições de se preparar e começar o ano com foco total nos estudos", afirma a coordenadora das Bibliotecas Públicas de Campinas, Dandewara Pereira.

Lista e onde encontrar

A seleção de livros de 2026 é diversa, unindo clássicos da literatura em língua portuguesa a vozes contemporâneas e internacionais.

O clássico "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é o livro com maior disponibilidade, podendo ser retirado na Sala de Leitura, na Vila Esperança e nas bibliotecas Zink, Bonfim, Sousas e Cora Coralina.

Já "Morangos Mofados", de Caio Fernando Abreu, está presente na Sala de Leitura e nas unidades Zink, Bonfim e Sousas.

Para quem busca "Olhos D'água", de Conceição Evaristo, as opções são as bibliotecas da Vila Esperança, Zink, Bonfim e Sousas.

Os títulos "A Vida Não é Útil", de Ailton Krenak, e "Prosas Seguidas de Odes Mínimas", de José Paulo Paes, compartilham os mesmos locais de retirada: unidades Zink, Bonfim e Sousas.

O livro de Gabriel García Márquez, "Os Funerais da Mamãe Grande", pode ser encontrado especificamente na Zink e em Sousas. Por fim, as obras "No Seu Pescoço", de Chimamanda Ngozi Adichie, e "Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá", de Lima Barreto, estão disponíveis na unidade Zink e no Bonfim, sendo que o título de Lima Barreto também conta com exemplares na Sala de Leitura.

Endereços

A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink fica na Avenida Benjamin Constant, 1633, no Centro, próximo ao Palácio dos Jequitibás; e a Biblioteca Pública Municipal Joaquim de Castro Tibiriçá (Bonfim), fica na Praça Ópera Salvador Rosa, no Bonfim.

Já a Biblioteca Distrital de Sousas Guilherme de Almeida fica na Rua Sete de Setembro, 41, na Vila José Iório, no Distrito de Sousas; a Biblioteca Vila Esperança, por sua vez, está localizada na Rua Demerval da Silva Pereira, s/n, no Loteamento Vila Esperança.

A Biblioteca Cora Coralina (Espaço Cultural Maria Monteiro) fica na Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, 412, no Conjunto Habitacional Padre Anchieta; e, por fim, a Sala de Leitura Clélia Santana (Estação Cultura), fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Sala 7, no Centro.

As bibliotecas funcionam geralmente de segunda a sexta-feira. Por isso, recomenda-se confirmar o horário de funcionamento específico de cada unidade no site oficial da prefeitura antes de se deslocar: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/bibliotecas

Como emprestar

O processo é simples e gratuito. Os interessados devem comparecer a uma das unidades levando um documento original com foto (RG, CNH ou equivalente) e um comprovante de residência atualizado.