Por:

Vacina BCG tem dia e horário específicos

Diferente das demais vacinas do calendário, a BCG tem dia e horário específicos para aplicação nos Centros de Saúde (CS) de Campinas (SP).

De acordo com a Prefeitura, essa organização é necessária para evitar desperdício, uma vez que os frascos contêm múltiplas doses. Depois de abertos, é preciso utilizar o conteúdo em um curto período.

A BCG é uma forma atenuada (enfraquecida) da bactéria Mycobacterium bovis, utilizada contra as formas graves da tuberculose como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, doenças que podem ser fatais. A vacina é de dose única e faz parte da rotina de imunização dos recém-nascidos.

Em 2024, a Secretaria de Saúde de Campinas alcançou 99,65% do público-alvo.

A aplicação acontece uma vez por semana em cada CS, em dias e horários pré-estabelecidos. É importante que os responsáveis consultem a unidade de referência para saber a programação local e garantir a imunização dos pequenos. A agenda de aplicação da BCG em cada unidade também pode ser consultada na página: https://campinas.sp.gov.br/sites/vacina/locais-e-horarios-de-vacinacao.

Primeira semana

De acordo com Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, o ideal é que a BCG seja aplicada logo nos primeiros dias de vida. "A recomendação é que a vacina seja administrada preferencialmente antes do sétimo dia de vida do bebê, conforme estabelecido pelo calendário vacinal", explica.