Da Redação
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), informa que concluiu neste mês de dezembro a implementação da filosofia 5S na Seção Contra Incêndio (SCI).
Ainda de acordo com o terminal aeroportuário, a iniciativa é estratégica e "voltada ao fortalecimento da segurança operacional, à organização dos ambientes de trabalho e à eficiência dos processos de resposta a emergências".
De origem japonesa, a 5S é reconhecida mundialmente como uma metodologia de gestão que promove disciplina, padronização, organização, limpeza e uso consciente dos recursos.
"Os cinco sensos — Utilização, Organização, Limpeza, Padronização e Disciplina — contribuem diretamente para a criação de ambientes mais seguros, produtivos e alinhados às melhores práticas operacionais", acrescenta o aeroporto.
O projeto teve início em janeiro de 2025, com a realização de treinamentos voltados à capacitação das equipes diretamente envolvidas. A aplicação prática dos sensos ocorreu de forma progressiva, com foco na eliminação de materiais desnecessários, melhoria do arranjo físico e identificação dos recursos, reforço do cuidado contínuo com instalações e equipamentos, consolidação de rotinas operacionais padronizadas e estímulo à disciplina para a manutenção das melhorias implementadas. Ao longo do processo, foram realizadas visitas técnicas e auditorias internas, que acompanharam a evolução das ações, garantiram a aderência à metodologia e incentivaram a melhoria contínua.
"A adoção da filosofia 5S na SCI reforça o compromisso de Viracopos com elevados padrões de segurança, organização e prontidão operacional, especialmente em uma área crítica para a proteção de vidas, aeronaves e da infraestrutura aeroportuária. Também fortalece a cultura de disciplina, trabalho em equipe e responsabilidade compartilhada", finaliza a nota.
Resposta à emergência
O aeroporto alcançou o nível máximo de desempenho na Auditoria de Resposta à Emergência (DOCS REA), realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) neste mês de dezembro. Recebeu a classificação ACOP A, correspondente ao intervalo entre 95% e 100% de conformidade, obtendo 96,4%, de pontuação. A auditoria avaliou o conjunto de procedimentos, treinamentos, simulados, equipamentos e comunicação entre equipes relacionadas à Resposta à Emergência Aeroportuária.