Por:

Campinas está em alerta para temporais até dia 5 de janeiro

Da Redação

Campinas (SP) está em estado de atenção devido à possibilidade de temporais, com raios, trovões, ventania e granizo. A previsão se estende até a próxima segunda-feira (5), segundo a Defesa Civil municipal.

Este mês, o governo paulista inclusive convocou representantes municipais para alinhar as ações de segurança diante das previsões climáticas para o final do ano. Durante o encontro, detalhou as condições meteorológicas esperadas, servindo como base para os planos de contingência locais (leia mais abaixo).

Em resposta às diretrizes estaduais, a administração de Campinas já colocou em prática o protocolo preventivo.

Os principais pilares da operação incluem intensificação do monitoramento de áreas de risco, agilidade na resposta, para intervenções imediatas em caso de incidentes, e comunicação direta, com emissão de comunicados técnicos para os departamentos de emergência da cidade.

"A Defesa Civil de Campinas enviará os alertas, na próxima semana, a todos os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Campinas, visando a preparação para esse período chuvoso. Vamos agendar uma reunião no dia 30 de dezembro, com o Comitê Gestor da Operação Chuvas de Verão, para discutir as ações relacionadas ao período do alerta", disse o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Gabinete de crise

A partir desta segunda-feira (29), o governo de São Paulo mobiliza um gabinete de crise para coordenar ações de prevenção e atendimento aos municípios diante da previsão de temporais.

A decisão foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas em reunião na sexta-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, com prefeitos de 284 municípios.

Segundo o monitoramento da Defesa Civil, entre os dias 29 e 30 de dezembro, há risco de fortes temporais, com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos fortes no momento da chuva, trovoadas e eventual granizo.

No dia 31, a previsão indica intensificação do calor e tempo abafado, com pancadas de chuva típicas da estação.

Investimentos no verão

Ainda de acordo com o Palácio dos Bandeirantes, a Operação Chuvas reúne R$ 69,5 milhões em investimentos, modernização tecnológica e reforço direto aos municípios de todo o estado. Neste ano, de forma inédita, o Plano de Contingência para eventos extremos passa a cobrir todo o território paulista.

Anteriormente restrito a 177 municípios da Faixa Leste, o plano já conta com a adesão de mais de 180 novos municípios, orientando protocolos e respostas para tempestades, ventos fortes e queda de granizo em todo o estado.

Orientações da Defesa Civil

Evite áreas com histórico de alagamentos e nunca tente atravessar ruas inundadas; fique atento às placas e painéis eletrônicos que informam sobre pontos sujeitos a alagamentos; acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil para se informar com antecedência. Além disso, evite ficar em locais externos durante ventos fortes; não se abrigue embaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas frágeis; evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores; recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos, móveis e brinquedos, que podem ser levados pelo vento e causar acidentes.

Também evite contato com água, e se um fio de energia cair sobre o carro que você estiver, permaneça dentro do veículo. Não tente sair. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Telefones úteis

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores; ligue 193, dos Bombeiros, para emergências; e ligue 118, da Emdec (empresa da Prefeitura responsável pelo tráfego campineiro), para emergências de trânsito.