Campinas enfrentará um Natal de altas temperaturas, com os termômetros atingindo marcas até 5°C superiores ao esperado para este período do ano, informa o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A cidade deve registrar máximas na casa dos 34°C, com uma sensação térmica ainda mais sufocante, o que já motivou alertas sobre os riscos de insolação para quem pretende circular ao ar livre durante o feriado.
A situação, de acordo com o Climatempo, é provocada por um bloqueio atmosférico que impede a circulação de frentes frias, mantendo uma massa de ar quente estagnada sobre o país.
O fenômeno, classificado tecnicamente como onda de calor, caracteriza-se pela persistência de temperaturas elevadas por vários dias seguidos. Além do calor intenso durante as tardes, as noites também ficarão mais abafadas, dificultando o descanso e aumentando o desgaste físico da população urbana, onde o asfalto e as construções retêm a caloria por mais tempo.
Embora o sol predomine e a massa de ar seco seja forte, não se descarta a ocorrência de tempestades isoladas.
As pancadas de chuva, típicas do início do verão, podem acontecer de forma rápida e intensa, acompanhadas de descargas elétricas, mas não serão suficientes para aliviar o calor de forma duradoura. A previsão é que esse padrão meteorológico de altas temperaturas e desconforto térmico se estenda, no mínimo, até o próximo domingo (28).
Temperaturas
Nesta quarta-feira (24), a máxima prevista é de 33°C e a mínima, de 21°C.
Já na quinta (25), máxima de 34°C e mínima de 21°C. Na sexta (26), 34°C e 22°C.
Em SP
De acordo com o Cepagri, nos dias 24 e 25, o tempo deve permanecer estável com temperaturas altas e pouca nebulosidade no Estado de São Paulo. As temperaturas máximas devem ficar estáveis entre 30°C e 32°C, podendo atingir 35C no litoral e no extremo oeste. Não há previsão de chuva.