Por: Raquel Valli

Vice-prefeito deixará presidência do PSB de Campinas (SP) para concorrer à Alesp

Atualmente, Wandão é vice-prefeito na chapa com Dário Saadi (Republicanos-SP) | Foto: Prefeitura de Campinas

O atual presidente do PSB em Campinas (SP), Wanderley Almeida, popularmente conhecido como Wandão, vai deixar a presidência do partido em 2026 para se candidatar a deputado estadual na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) na dobradinha com Jonas Donizette, que tentará a reeleição como deputado federal na Câmara Federal. A possibilidade, ventilada esta semana, está sendo dada como certa nos bastidores políticos campineiros.

Wandão comanda o diretório municipal há 20 anos, mas será substituído pelo ex-secretário municipal Marionaldo Fernandes Maciel cuja indicação deverá ser consolidada pelo Diretório Municipal do partido.

Atualmente, é vice-prefeito na chapa com Dário Saadi (Republicanos-SP). Também é secretário municipal de Relações Institucionais - cargo que já ocupava na administração Jonas. A coalizão governa a cidade desde 2013. É ainda secretário-geral do PSB paulista, além de integrante da direção executiva nacional.

Ainda de acordo com os bastidores políticos, Wandão é um dos nomes mais cogitados da legenda para concorrer ao Palácio dos Jequitibás em 2028. O prefeito Saadi está no segundo mandato consecutivo.