Novas placas foram instaladas pela Prefeitura para indicar pontos sujeitos a alagamentos e orientar condutores a evitar as regiões durante as chuvas fortes, que comumente ocorrem nesta época do ano.
A sinalização foi estendida para pontos críticos dos eixos das avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e John Boyd Dunlop (JBD). A medida compõe o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC).
A sinalização vertical de advertência indica "Área sujeita a alagamento/ Em caso de chuva, evite essa via".
Já a escolha dos pontos está baseada nos registros de ocorrências mapeados pelo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) durante fortes chuvas. Os locais integram os Corredores BRT e recebem a circulação de linhas BRT e convencionais.
"São pontos fora do eixo central que também apresentam risco aos condutores durante temporais", explica Vinicius Riverete, presidente da Emdec (empresa da Prefeitura responsável pelo trânsito de Campinas).
Placas colocadas
Sinalização adicional foi colocada no Eixo Amoreiras, próximo à av. Dom Joaquim Mamede da Silva e ao Corpo de Bombeiros (duas placas, uma por sentido) e próximo à r. Dr. Alves do Banho e ao Oba Hortifruti (duas placas, uma por sentido).
Foi colocada também no Eixo Ruy Rodriguez, próximo ao viaduto da rodovia dos Bandeirantes (duas placas, uma por sentido) e no Eixo John Boyd Dunlop, perto do viaduto da rodovia Anhanguera (2 placas, uma por sentido).
Já havia sinalização
A sinalização preventiva já estava presente nos seguintes eixos/ regiões: Av. Princesa D'Oeste; Av. Orosimbo Maia; Curtume; Piçarrão; Taquaral; Barão Geraldo e Sousas.
Alertas em painéis
Desde 2023, Campinas conta com painéis informativos de led que exibem alertas aos condutores sobre áreas a serem evitadas em situações de chuvas intensas, em tempo real. Atualmente, são 58 painéis distribuídos pelas avenidas Norte-Sul, Orosimbo Maia, Princesa D'Oeste e Anchieta; além de áreas no Taquaral, no Curtume e no distrito de Sousas.