Uma moção de apelo foi protocolada na Câmara Municipal de Campinas (SP) solicitando ao Governo do Estado de São Paulo a adoção urgente de medidas para melhorar as condições de segurança da Rodovia Lix da Cunha (SP-073), no trecho que corta o município.
Após aprovada, será encaminhada às autoridades estaduais competentes, ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e à Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
"São milhares de pessoas que dependem diariamente da rodovia e convivem com riscos constantes", afirma o vereador Filipe Marchesi (PSB-SP), autor da proposta.
Aponta a recorrência de acidentes graves, incluindo atropelamentos, colisões e ocorrências com vítimas fatais, situação agravada por curvas perigosas, falta de áreas seguras para paradas de emergência e iluminação inadequada, especialmente em pontos de ônibus e trechos urbanizados.
Entre as providências solicitadas, o aumento imediato da fiscalização, com reforço de operações de controle de velocidade e conduta, inclusive com o uso de dispositivos eletrônicos; a melhoria urgente da sinalização vertical e horizontal; a implantação de iluminação pública nos pontos mais críticos; e a adoção de mecanismos de redução de velocidade, como lombadas e radares.