Por: Redação

Contra bronquiolite e pneumonias: Campinas começa a vacinar gestantes na próxima segunda, 15

Juliana Fornicola, 32 anos, grávida, no primeiro dia de vacinação de idosos, gestantes e crianças de 3 meses a 5 anos, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Campinas começa, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro, aplicar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana. A orientação do Ministério da Saúde é de dose única, sem restrição de idade da mulher. Os imunizantes chegaram à cidade nesta terça-feira, 9 de dezembro, e o abastecimento dos centros de saúde já começou. A vacinação estará disponível nos 69 centros de saúde.

A vacina é segura e garante a proteção de bebês a partir da transferência de anticorpos pela mãe. O VSR é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite e pneumonias em crianças menores de 2 anos.

"Esta vacina será extremamente importante para redução dos casos de crianças de até 6 meses com síndromes respiratórias graves e óbitos decorrentes da infecção pelo VSR e para diminuir o impacto nos serviços de saúde. A gestante pode receber a dose com outras vacinas no mesmo dia se houver a necessidade de atualização da caderneta", explicou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.

Campinas recebeu 3.273 doses de vacina no primeiro lote. Elas foram entregues pelo governo federal aos estados para posterior distribuição aos municípios.

Orientação

Para receber a vacina contra o VSR, a gestante deve apresentar documento com foto, cartão do pré-natal (caso não acompanhe no CS) e caderneta de vacinação, se tiver.

Os endereços e horários de funcionamento dos CSs estão em: https://vacina.campinas.sp.gov.br

Indicadores

Entre janeiro e novembro deste ano, a Secretaria de Saúde de Campinas registrou 1.175 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR), sendo que a maioria das vítimas era menor de 1 ano. Quatorze pessoas morreram neste período.

Cuidados

Para evitar a transmissão de doenças respiratórias, a orientação é para que a população tome cuidados básicos na rotina: lavar as mãos frequentemente, manter os ambientes arejados, evitar aglomerações e, em caso de sintomas respiratórios, utilizar máscaras e evitar o contato com outras pessoas.