O Bosque dos Jequitibás estará aberto nesta segunda-feira, 8 de dezembro, das 6h às 18h, para que as pessoas possam visitar e curtir um dos espaços mais especiais da cidade no feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Campinas. O Bosque recebe cerca de 100 mil visitantes por mês. A entrada é gratuita.
O parque, que normalmente não abre para visitantes às segundas-feiras, alterou a rotina e permanecerá fechado na terça-feira, dia 9.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, diz que o local é uma das principais áreas de lazer da cidade. "O Bosque dos Jequitibás cumpre uma importante função no lazer. É um lugar onde visitantes, de todas as idades, podem usufruir de várias formas. Podem caminhar sob a sombra de árvores e plantas, observar animais que circulam pelo parque e nos recintos, brincar no parque infantil e fazer exercícios na academia ao ar livre", afirma.
No Bosque há um complexo de museus (Museu de História Natural, Casa dos Animais Interessantes e Aquário Municipal); o Teatro infantil Carlito Maia; entre outros espaços como parquinho, lojas e lanchonetes.
História
O Bosque dos Jequitibás é uma das mais antigas áreas verdes de lazer de Campinas. Foi criado em 1884 por Francisco Bueno de Miranda e adquirido pelo município em 1915. Tem 110 mil metros quadrados, bem adensado de árvores nativas da Mata Atlântica. Tem cerca de 200 animais entre mamíferos, aves e répteis.
Acolhimento
O Bosque dos Jequitibás desenvolve um importante trabalho no apoio à Polícia Ambiental e aos Bombeiros. Acolhe e trata de alguns animais resgatados, que depois são devolvidos à vida livre na natureza. Se o animal não tiver condições de viver livremente, é abrigado em recintos no parque.
O endereço é Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. Funciona normalmente de terça-feira a domingo, das 6h às 18h.