Por:

Nº de startups cresce 204,29%; Sebrae abre programa

A quantidade de startups mapeadas em Campinas (SP) cresceu 204,29% nos últimos 5 anos, segundo dados do Sebrae for Startups. Em 2020, o município registrava 70; mas, até novembro de 2025, 213, resultado que coloca a cidade na 2ª posição do ranking estadual, atrás apenas da capital São Paulo, que contabiliza 2.260.

Das startups mapeadas: 13,6% estão em ideação, 46%, em validação; 24,9%, em tração, 12,2%, em crescimento; e 3,3%, em escala.

"Os setores são os mais diversificados, mas se destacam tecnologia da informação, educação e agronegócio, que juntos correspondem a 30%", afirma a analista de negócios do Sebrae-SP, Angélica Alves, sobre as empresas de Campinas.

"Nos últimos anos, os números cresceram mais de 200%: em 2020, tínhamos 70 startups mapeadas tendo como principais áreas de atuação o agronegócio, tecnologia da informação, educação e impacto socioambiental", complementa.

O Sebrae-SP, o que inclui Campinas (SP), está com inscrições abertas para o Start Primeiras Vendas 2025, programa gratuito voltado a startups que já validaram produto e buscam um processo comercial sólido para conquistar os primeiros clientes.

O objetivo é acelerar a maturidade comercial das startups e apoiar modelos de negócio que estão prontos para entrar no mercado.

O Start Primeiras Vendas 2025 é uma iniciativa do Sebrae for Startups, que integra conteúdos práticos, acompanhamento especializado e conexões estratégicas para apoiar startups em seus primeiros passos comerciais.

O programa

Com duração de dois meses, reúne 20 horas de conteúdo, 16 horas de mentorias especializadas, diagnóstico individual e a integração à Comunidade Start-Vendas.

"Uma das principais dificuldades das startups está justamente em converter validação em venda. O Start Primeiras Vendas acelera esse processo ao oferecer ferramentas, mentorias e uma jornada construída para fortalecer a maturidade comercial dos negócios. É um programa que aproxima o empreendedor de suas primeiras conquistas no mercado e contribui para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Estado", declara a analista.

Podem participar startups com CNPJ ativo no Estado de São Paulo, produto ou solução validada e pronta para vendas, empresas que atuam em qualquer setor ou segmento e que tenham pelo menos um sócio dedicado integralmente ao negócio.

O programa é totalmente gratuito e as vagas são limitadas, por isso é importante que os empreendedores interessados façam a inscrição.

"A ideia é oferecer suporte real para transformar solução validada em venda concretizada", acrescenta Angélica.

Inscrições

Interessados devem se inscrever até 31 de dezembro pelo endereço eletrônico https://programas.sebraestartups.com.br/in/primeirasvendasciclo2