Por: Raquel Valli

Sebrae-SP lança Operação Natal: regional Campinas fomenta participação

Rick Chesther no "Circuito empresarial: Desafio do conhecimento", no Hotel Àster | Foto: Aginildo Bispo/ Sebrae

O Sebrae-SP está lançando o Desafio Venda Mais – Operação Natal, e a regional de Campinas está convocando todos os empreendedores a participar. O objetivo é auxiliá-los a maximizar os resultados no período mais forte de vendas do varejo do Brasil, criando um ambiente de aprendizado e ação, em que o empreendedor não apenas receba conteúdos, mas também seja incentivado a agir e testar novas estratégias imediatamente.

“Tradicionalmente, o fim do ano traz um movimento maior no comércio e isso cria boas chances de o pequeno negócio vender mais. É uma fase em que o consumidor aparece com mais frequência, busca novidades e está mais disposto a fechar compras”, explica o gerente regional do Sebrae-SP em Campinas, Nilcio Freitas.

“Nossa intenção é ajudar o empreendedor a se organizar para aproveitar esse momento, seja ajustando o planejamento, revisando estratégias de venda ou entendendo melhor o comportamento do cliente. A gente quer que ele chegue neste período mais preparado e consiga transformar este aumento de demanda em faturamento real para o negócio,” completa.

Prática

Entre as ações da Operação Natal, encontra-se a palestra do empreendedor Rick Chesther, no dia 3 de dezembro, às 18h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A explanação é gratuita, mas com vagas limitadas. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo link.

Chesther é um influenciador brasileiro, que transformou a experiência como vendedor ambulante de água no Rio de Janeiro em um fenômeno de empreendedorismo. Atualmente, viaja pelo mundo dando palestras, tendo inclusive falado em Harvard. É autor de best-sellers que incentivam o microempreendedorismo e a superação.

Alcançou notoriedade com vídeos simples sobre como "pegar a visão" e começar um negócio com poucos recursos, usando uma abordagem motivacional e inspiradora. “Vender água não dá pra você, não? Então a crise, no seu caso, não está no país. Está dentro de você.”, declara.

Durante a palestra, apresentará técnicas práticas e objetivas para quem deseja vender, aproveitando todo o potencial do Natal. Com uma abordagem pautada em atitude, foco e determinação, demonstra que resultados extraordinários são possíveis por meio de estratégias simples colocadas em prática imediatamente.

A explanação marca o início de uma jornada de engajamento que segue até 19 de dezembro, garantindo que os participantes tenham suporte contínuo nesse período decisivo para o comércio. 

Os inscritos poderão entrar em um grupo especial no WhatsApp que será disponibilizado durante a live, para receber pílulas de conhecimento, enquetes, insights e um formulário para acompanhamento dos resultados.

Além disso, conteúdos diários de motivação e dicas de vendas serão enviados pelos consultores do Sebrae-SP para reforçar a aplicação das orientações apresentadas e ajudar a manter os empreendedores ativos, confiantes e focados em ampliar seus números.

“Seguiremos conversando, entendendo as dificuldades que aparecem no dia a dia e observando o que começa a funcionar melhor em cada negócio. Quando um empreendedor compartilha uma ação que deu certo, acaba inspirando o outro a testar e ajustar suas próprias estratégias”, informa Freitas.

SERVIÇO

O quê: palestra Rick Chesther 

Quando: quarta-feira, 3 de dezembro de 2025partir das 18h30 

Onde: pelo YouTube do Sebrae-SP 

Quanto: gratuito (vagas limitadas)

Inscrições: https://forms.office.com/r/a00uqJcdQa