Na primeira ação piloto da "Operação pela Vida", agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Guarda Municipal (GM) abordaram 276 condutores, na quinta-feira (27), na rodovia Heitor Penteado, próximo ao Parque Ecológico "Monsenhor Emílio José Salim". A estratégia da Prefeitura busca alertar os condutores sobre os efeitos do álcool no trânsito e mira na redução das mortes e lesões graves causadas por este fator de risco.
Foram abordados 237 condutores de automóveis e 39 motociclistas (200 homens e 76 mulheres). Durante as abordagens, dois condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro e foram autuados.
A infração é gravíssima, multiplicada por 10 (R$ 2.934,70) e prevê recolhimento e suspensão da habilitação por 12 meses. Os veículos foram liberados após a chegada de condutores habilitados, que também passaram pelo teste de bafômetro.
Os bafômetros utilizados são aprovados e aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que garante a precisão do resultado. A Emdec conta com seis etilômetros ativos aferidos e 12 etilômetros passivos utilizados na triagem. Este último tem sensores e detecta se a pessoa fez uso de álcool sem a necessidade de assoprar / encostar no bocal.
Durante as abordagens, outras infrações de trânsito foram identificadas, totalizando 22 autuações, 17 aplicadas a automóveis e cinco a motocicletas. Entre as situações estavam transposição do bloqueio policial, licenciamento vencido e mau estado de conservação. Oito veículos foram removidos ao Pátio Municipal.
"A 'Operação pela Vida' une as forças de segurança pública e viária do município para fazer valer a Lei Seca e retirar das ruas condutores que dirigem embriagados. O principal objetivo é conscientizar a população e atacar o fator de risco que mais matou em 2024", explica o gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomás De Sá.
Segundo a Prefeitura, os locais são escolhidos a partir dos dados de acidentalidade.