Por:

Para doar espada ao Exército, Prefeitura faz cerimônia

A Prefeitura de Campinas (SP) promoveu uma cerimônia no Paço Municipal para doar uma espada ao Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do Exército Brasileiro (EB). A espada será entregue ao aluno Beltranini, 1º colocado no curso de formação de oficiais da reserva. Há 20 anos o município faz a doação da espada ao EB, mas esta foi a primeira vez que o prefeito e o vice fizeram uma cerimônia na Prefeitura para entregá-la. A espada ficará sob guarda do Ministério da Defesa - EB - até a entrega oficial ao aluno durante a cerimônia de formatura.

Sobre o curso

Tem duração de 42 semanas e visa estimular o desenvolvimento técnico, profissional e educacional do aluno, de forma que possa exercer as funções de um oficial subalterno da arma de infantaria.

Cada turma é composta por 20 alunos, todos com 19 anos, idade do serviço militar obrigatório, selecionados dentro de um universo de 3 mil jovens.

"É uma preparação que envolve muito estudo, dedicação e determinação. Com tudo isso é possível alcançar uma boa classificação", afirma Beltranini.

A entrega da espada no EB representa o compromisso, a autoridade e a responsabilidade que os oficiais assumem como líderes militares.