Por: Raquel Valli

Hub que trouxe vacina da Pfizer ao Brasil expande operação em Viracopos

Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) | Foto: Aeroportos Brasil Viracopos S.A.

Um novo centro de processamento de cargas será inaugurado nesta quinta-feira (28) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com a previsão de aumentar a capacidade de entregas (importações e exportações) realizadas a partir do terminal. Trata-se de um novo espaço da United Parcel Service (UPS), que foi quem trouxe a primeira carga de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer ao Brasil, em 2021. Na época, chegaram ao país mais de um milhão de doses do imunizante pelo hub da multinacional americana.

O centro de logística da empresa conta com caminhões de entrega diferenciados, como o Truck BRP (Baú Repotencializado e Refrigerado), que integra a frota UPS Healthcare.

Já o novo espaço, será o primeiro centro automatizado da UPS no Brasil. Conta com três máquinas de raio-X, pelas quais passam contêineres inteiros e áreas dedicadas ao processamento de cargas reguladas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como medicamentos e vacinas, com controle de temperatura ampliado dez vezes.

A companhia foi fundada em 1907, em Seattle (EUA), inicialmente com o nome de American Messenger Company, e distribui diariamente mais de 22 milhões de encomendas em mais de 200 países. Conta com cerca de 490 mil funcionários e registrou uma receita de US$ 91,1 bilhões (R$ 487,69 bi) em 2024.

Macaque in the trees
Centro de processamento de cargas UPS em Viracopos | Foto: UPS