Ao Correio da Manhã, o vereador Gustavo Petta (PCdoB) negou as acusações: "eu valorizo muito a liberdade religiosa consagrada na nossa Constituição, respeito muito todas as religiões, inclusive na minha fala na tribuna fiz questão de valorizar a Igreja Católica e o papel de vários padres no Brasil, em Campinas, Padre Júlio Lancelotti, Padre Ferraro, Padre Nelson".
O parlamentar disse que, na tribuna, lembrou da fala da ex-candidata à presidência da república, Soraya Vieira Thronicke (Podemos). "Soraya fez essa observação sobre o Kellman, exatamente por conta da dúvida que existe em relação a qual igreja ele realmente pertence. Mas, foi só uma lembrança do questionamento feito pela então candidata".
Contextualização
Kelmon Luís da Silva Souza é baiano. Foi candidato à presidência da república do Brasil no pleito de 2022, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), obtendo 0,07% dos votos. Assumiu a candidatura após o indeferimento de Roberto Jefferson. Crítico da esquerda, é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na época do pleito, teve o título de padre questionado publicamente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pela Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil.
Mas, foi ordenado padre em 2015 pela Apostólica Ortodoxa da América. Já em 2021, ingressou na Igreja Ortodoxa do Peru e obteve licença eclesiástica para concorrer ao Planalto. Após a eleição, desligou-se da congregação peruana e anunciou ter pedido vinculação à Igreja Ortodoxa Grega da América e Exterior.
Igrejas
A principal diferença entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa reside na autoridade: a Romana tem Papa. Já a Ortodoxa, considera Cristo como o único cabeça, valorizando a conciliaridade. Há também diferenças litúrgicas (calendário e sacramentos) e disciplinares (celibato para padres). Ambas as vertentes do cristianismo se separaram no Grande Cisma de 1054.