O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou na quinta-feira (23), que será candidato à reeleição em 2026. Em Campinas, o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Pedro Tourinho (PT), também anunciou que disputará as eleições do próximo ano como candidato a deputado estadual e comentou a decisão do presidente da República. “Há menos de um ano das eleições, eu entendo que há um quadro político muito favorável à reeleição do presidente Lula, é um governo cujos índices de avaliação vem melhorando a cada dia, ao longo dos últimos meses. O presidente Lula também está com uma taxa também de aprovação crescente, o que significa que, para além de reproduzir o arco de apoios que o presidente já teve na última eleição, certamente haverá uma ampliação e acho que com o caminhar para mais perto da eleição, possivelmente mais atores do espectro político vão se aproximar de um projeto que tem tudo para ser vitorioso e dar ao Brasil mais quatro anos de governo democrático e popular”, afirmou Tourinho.
A pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (24), comprova a convicção de Tourinho. Segundo o levantamento, Lula tem vantagem confortável para vencer a disputa e lidera em todos os cenários no primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais de 2026.
Estado de São Paulo
O presidente municipal do PT acredita que, para o estado de São Paulo, tanto o ministro Fernando Haddad, como o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, são nomes muito fortes que apoiam Lula e que, sendo ou não candidatos, vão cumprir um papel muito importante nas eleições no estado de São Paulo. “Primeiro, por serem figuras que têm amplo reconhecimento e muita credibilidade no diálogo com o povo paulista, mas também porque o governador Tarcísio tem demonstrado, vez após vez, a sua inabilidade. Desde os comentários inadequados acerca de temas sensíveis que ele faz, foi o caso do metanol, quanto pelo fato de colocar o povo paulista numa situação de insegurança, de sucatear as políticas públicas. Então nós entendemos também que, para além de um cenário favorável à reeleição do presidente Lula, nós temos um cenário que apresenta a possibilidade de mudança no quadro político no estado de São Paulo, com a eleição de um governador que seja parceiro do presidente Lula e da população do estado”, disse Tourinho.
Investimentos na região de Campinas
O pré-candidato a deputado estadual afirma que a Região Metropolitana de Campinas tem sido muito beneficiada com investimentos do governo federal durante esse terceiro governo de Lula. “Aliás, foi o maior recorde de investimentos federais na história da cidade. Por exemplo, as obras de macrodrenagem, foram mais de 500 milhões destinados para obras de drenagem, para acabar com alagamentos, melhorar escoamento de água”, lembra Tourinho.
De acordo com ele, Campinas contou com quase um bilhão de investimentos para a conclusão do BRT (corredores exclusivos para ônibus que operam com maior velocidade e eficiência que o transporte convencional). “Teve outro aporte, também, de um bilhão, para aquisição de novos ônibus para renovar a frota da cidade. Uma parte disso, infelizmente, parece que o prefeito Dario está optando por não utilizar, por causa da questão da eletrificação dos ônibus. Cerca de 400 milhões de reais investidos pelo PAC Seleções, que contempla uma série de medidas na cidade de Campinas. Então temos uma ampla gama de benefícios que têm sido concedidos à região de Campinas, que são conquistas que tem tudo a ver com as políticas que o governo do presidente Lula reativou ou construiu após começar seu governo”, disse Pedro Tourinho.
Tourinho afirma que a região de Campinas é uma região muito importante para as candidaturas da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados, com histórico de fortes votações no Partido dos Trabalhadores com nomes da região. “Eu sou pré-candidato a deputado estadual. E eu não tenho dúvida que nós iremos para o processo eleitoral no que vem, muito animados, muito dispostos não só a apoiar a reeleição do presidente Lula, mas também de garantir que lideranças do campo progressista da nossa região passem a integrar as esferas mais altas do parlamento”, afirmou o presidente do PT de Campinas.
Sobre Pedro Tourinho
Tourinho foi vereador em Campinas por dois mandatos, eleito em 2012 e 2016, candidato a deputado estadual em 2018, candidato a Prefeito em 2020 (e novamente em 2024), e Deputado Federal (assumiu como suplente em julho de 2024 e se afastou em novembro de 2024). É presidente municipal do PT em Campinas e acaba de anunciar a pré-candidatura a Deputado Estadual.