Uma emenda parlamentar de R$100 mil foi destinada à Casa de Cultura Fazenda Roseira - patrimônio material e imaterial da cultura negra em Campinas (SP). A verba foi destinada pela deputada estadual Ediane Maria (PSOL), que visita a cidade nesta sexta-feira (24/10).
Desde 2008, a Casa difunde a cultura de matriz africana: o jongo, a capoeira, os toques de tambores, oficinas de dança afro, o Arraial Afrojulino, a Feijoada das Marias e o Festival Sou África em Todos os Sentidos.
O espaço surgiu no século XIX e é reconhecido como centro de referência de jongueiros e jongueiras do Sudeste pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Na Fazenda, é realizado o Jongo Dito Ribeiro - dança trazida da África, que utiliza o som do caxambu, e que ganhou o nome de um dos membros icônicos, que começou a popularizar a prática em 1932.
Para a deputada Ediane, é de suma importância que a cultura negra seja valorizada: “O Jongo Dito Ribeiro é tradicional e fortalece a cultura do nosso povo”.
O coletivo e polo cultural negro hoje é encabeçado por Alessandra Ribeiro, neta de Dito, quem mantém o legado da família. A agremiação passa o conhecimento de geração em geração.
A maioria dos membros do grupo tem fé em São Benedito. O santo recebe homenagens nas atividades, por meio de orações.
Todos os anos, o Jongo Dito Ribeiro organiza o Arraial Afrojulino. A celebração apresenta rodas de jongo e números de samba, rap, maracatu e outros ritmos negros, além de estruturas de festa de meio de ano. Em 2009, a solenidade entrou na lista oficial de eventos do Estado de São Paulo.
Visita
Além de anunciar a emenda, a parlamentar informou que pretende conversar sobre novas parcerias e projetos. A visita à Fazenda da Roseira está prevista para as 16h.
Na sequência, às 19h, haverá uma feira solidária no Jardim Campo Belo - onde haverá distribuição gratuita de cerca de 2 toneladas de alimentos em parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) do governo federal.
A Fazenda fica perto da Avenida John Boyd Dunlop, do Hospital e Maternidade Celso Pierro e do Campus II da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).