O agendamento para a realização de mamografias do Outubro Rosa da prefeitura de Campinas (SP) começou no dia 1º, mas no dia 6, ou seja, 5 dias depois, já não havia mais vagas. Uma das mulheres que ficaram sem poder fazer o exame é a moradora da Vila Estanislau, Renata Adamo, de 65 anos, que necessita de ultrassom complementar devido a suspeitas da doença.
Renata é e ex-funcionária do Centro de Saúde “Mário de Campos Bueno Júnior”, unidade que fica no bairro Cambuí e que atende o Centro da cidade, e afirma que, desde o primeiro dia útil de outubro, tentou agendar o exame pelo Disque Saúde 160, seguindo o procedimento indicado pela prefeitura.
Declara ainda que, pelo telefone, recebeu a orientação de que deveria contatar o Hospital Santa Tereza, no Centro, cujo atendimento é feito por WhatsApp.
“Eles demoram para visualizar. Aí, quando olharam a minha mensagem, falaram assim: dê o nome da tua mãe, dê seu nome completo, seu CPF, a data da sua última mamografia... Aí, você coloca tudo, e eles ficam cinco dias sem visualizar. Passam cinco dias, eles viram pra mim e dizem assim... esgotado. Não tem mais vaga. Aí, eu volto a ligar no 160 e tento agendar. Nisso, já é dia 4, dia 5 de outubro. Simplesmente 160 atende e diz assim: ‘o Outubro Rosa foi um sucesso’. Mas, não há mais vaga de mamografia! Eles alegam que é um sucesso. Agora, na primeira semana de outubro, acabou, e você fica sem o exame”, pontua.
Ainda de acordo com a paciente, ela recebeu uma informação de que a carreta do "Hospital de Amor" estaria realizando mamografias no estacionamento do Supermercado Enxuto, entre os dias 21 e 30 de outubro, e que era só comparecer ao local.
Nesta quinta-feira (23), Renata chegou à carreta por volta das 8h, depois de pegar dois ônibus circulares, mas, encontrou um cartaz com a informação de que as monografias só são feitas mediante agendamento pelo 160.
“Então, é uma brincadeira. Esse Outubro Rosa do (prefeito) Dario é uma brincadeira. Estão brincando com as nossas vidas. Estão brincando com a nossa saúde, e é muito sério isso.
Muita gente como eu com certeza vai ficar sem mamografia e muita gente vai adoecer. Eu gostaria que o Ministério Público investigasse essa gestão”, diz.
Outro lado
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os agendamentos foram abertos em 1º de outubro, e que todas as vagas foram preenchidas até 6 de outubro. Confirmou também que as inscrições foram feitas por meio do Disque Saúde (160).
Informou ainda que foram disponibilizadas 2 mil mamografias durante o Outubro Rosa - na carreta do Hospital de Amor, em outros serviços públicos e em unidades parceiras. Ressaltou que, “as mulheres podem e devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para solicitar a mamografia e outros exames de prevenção da saúde da mulher durante o ano todo”.
Ainda de acordo com a prefeitura, todos os meses, são realizadas cerca de 1 mil mamografias pela Secretaria Municipal de Saúde, e que o exame é indicado para mulheres de 40 a 49 anos, que o fizeram há mais de um ano, além das de 50 a 74 anos, que a realizaram há mais de dois anos.