A cultura brasileira é o tema da Semana Design 2025 deste ano, com abertura no dia 28 de outubro, no recém-inaugurado Centro de Convivência Cultural. O evento inclui exposições, mostras, palestras presenciais, lançamentos de livros e novos produtos, conectando debates sobre história, criatividade e inovação. Desde 2018, o evento se consolidou no calendário nacional de design e, mais uma vez, reúne grandes personalidades, marcas e instituições, atraindo centenas de participantes do interior paulista.
Cris Rosenbaum, fundadora da Feira na Rosenbaum, em São Paulo e uma das maiores referências em identidade brasileira, curadoria de design, arte e artesanato, vai conduzir a palestra "Alma Brasileira", a partir de suas expressões e saberes.
A mediação será da jornalista Regina Galvão, especialista em História da Arte e ex-editora das revistas Casa Claudia e Casa Vogue. Atualmente, à frente da Habitare e curadora do Prêmio Design da Movelaria Nacional, promovido pela Abimóvel, Regina soma sua experiência à discussão sobre autenticidade e identidade.
O organizador do evento e curador dos conteúdos, Lenine Faria, reforça que, nos últimos anos, o olhar brasileiro tem conquistado o mundo. "Há algo de inconfundível em nossa maneira de traduzir o cotidiano em beleza e de transformar simplicidade em sofisticação. Tudo isso precisa ser reconhecido e enaltecido também no Brasil. Por isso, todos os temas, de alguma forma, têm como enfoque a brasilidade".
De 29 de outubro a 6 de novembro, a programação da Semana Design Campinas 2025 se espalha pela cidade. Instituições e espaços parceiros tornam-se palcos de conteúdo, apresentando novos conceitos do morar bem antecipando tendências para 2026.
Programação
O Guia Oficial do evento, com mais informações e toda a programação, repleta de encontros e experiências inspiradoras, está disponível no site da Semana Design Campinas: www.semanadesign.com.br