Por:

Protetores da causa contestam soluções sugeridas pela Prefeitura

Após as denúncias do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) sobre a precariedade estrutural do Dpbea, a Prefeitura anunciou a implantação do CIA (Centro de Integração Animal), a ser construído em um terreno cedido pela União, próximo ao Jockey Club, na Rodovia Anhanguera (SP-330). O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 5 milhões, com emenda que, segundo o Poder Executivo, já está destinada.


Quanto a situação atual do departamento, cerne da preocupação da vereadora e dos protetores, a Prefeitura afirmou que contratou mais um veterinário, totalizando quatro, e que um processo para contratação de novos servidores está em trâmite. Informou ainda que fechou uma parceria com o curso de Medicina Veterinária da PUC-Campinas, e que mais de 100 animais receberam tratamento. Pontuou que o Samu Animal já socorreu 2.824 animais, que o consultório veterinário móvel fez 53.490 atendimentos, que o castramóvel fez 44.657 cirurgias e que 916 adoções foram concluídas.

Mas, a quantidade, entretanto, não convence os protetores, como é o caso de Marines Silva, presidente do Adorável Vira-Lata Proteção e Amor. "O que adianta apresentar esses números se o serviço todo é mal-feito? É só pra inglês ver. É só pra fazer propaganda. Não temos um serviço decente para os animais fornecido pela prefeitura, e todo mundo da causa sabe disso".

Semana passada, ela assumiu um Weimaraner, que está com câncer e que terá que amputar a perna. O tratamento ficará em pelo menos R$ 4 mil.

"O pedido de resgate estava rodando nas redes sociais. Os protetores e as ONGs estão todos lotados porque fazem o trabalho que a prefeitura deveria fazer. Eu não tenho condições de salvá-lo sozinha, mas não tive coragem de deixá-lo nessas condições", afirma.

Bolt foi levado à Clínica Veterinária Carvalho Vets, que auxilia a protetora. O veterinário Leandro Carvalho, que atendeu o cachorro, afirma que ficou perplexo. "Ele tem 2 anos, mas parece que tem 20. Está caquético, e a ferida dele é de meses. O estado é deplorável"

O Adorável Vira-Lata cuida hoje de 30 animais, entre cães e gatos. "Agravou a situação financeira, e as pessoas começaram a abandoná-los. Hoje o nosso projeto passa por uma grande dificuldade. Mas, seguimos em frente", declara a protetora.