A Sabesp poderá ser penalizada pela pintura realizada no conjunto do Reservatório de Água da Vila Mariana, área protegida como patrimônio cultural na capital paulista. Uma vistoria técnica da Prefeitura indicou que a intervenção foi feita sem autorização e pode ter alterado características originais do local.
Construído em 1914, o reservatório é considerado um marco urbano da zona sul e integra um conjunto arquitetônico que inclui uma torre de caixa-d’água da década de 1960. O espaço passou recentemente por uma pintura com cores ligadas à nova identidade visual da companhia, adotada em 2023, substituindo tons mais neutros que predominavam anteriormente.
A empresa afirma que a ação teve como objetivo preservar a estrutura, facilitar a manutenção e melhorar a visibilidade. Também sustenta que não houve alteração em elementos estruturais e que o tipo de intervenção não exigiria autorização de órgãos de preservação.
Já a análise do Departamento do Patrimônio Histórico aponta possível descaracterização do conjunto, com impacto mais sensível na torre, construída em concreto aparente. O órgão recomendou a aplicação de multa, que pode chegar a 40% do valor venal do imóvel, além da possibilidade de acordo por meio de um termo de ajustamento.
A decisão final será discutida pelo Conpresp, responsável por avaliar intervenções em bens tombados na cidade.