Por: Da Redação

Audiência discute requalificação do Largo São Francisco, no Centro de SP

Fachada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD - USP). Situa-se no Largo de São Francisco, região central da cidade de São Paulo e, por isso, também é conhecida por Faculdade de Direito do Largo de São Francisco | Foto: USP Imagens/Marcos Santos

A Prefeitura de São Paulo promove, no dia 10 de fevereiro, às 19h, uma audiência pública para apresentar a proposta de requalificação do Largo São Francisco, localizado no centro histórico da capital. O encontro será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e é aberto à participação da população.

A iniciativa é conduzida pela São Paulo Urbanismo em conjunto com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e integra um processo de participação social voltado à definição de diretrizes para intervenções no largo e em seu entorno. O objetivo é qualificar o espaço público, conciliando a preservação do patrimônio histórico com as demandas atuais de circulação, convivência e uso urbano.

Durante a audiência, técnicos da prefeitura vão apresentar os estudos desenvolvidos até o momento, além de incorporar contribuições da sociedade civil para a definição de prioridades e soluções urbanísticas. A proposta prevê a construção coletiva de um projeto que valorize a identidade do Largo São Francisco e amplie sua função como espaço público acessível e inclusivo.

Também serão divulgados os resultados da consulta pública on-line realizada entre 17 de dezembro de 2025 e 14 de janeiro de 2026, por meio da plataforma Participe+. O levantamento reuniu mais de duas mil respostas, entre manifestações abertas e fechadas, enviadas por moradores, usuários da região e representantes de instituições ligadas ao local. As contribuições apontaram desafios e potencialidades do espaço, servindo de base para o aprimoramento da proposta apresentada.

O processo participativo está vinculado à Manifestação de Interesse Social protocolada pela Faculdade de Direito da USP e pela Associação dos Antigos Alunos da instituição, que sugerem a requalificação do largo como forma de fortalecer sua função urbana e cultural.

Situado em uma área de grande fluxo de pedestres e cercado por edifícios históricos e equipamentos educacionais e religiosos, o Largo São Francisco demanda intervenções que respeitem seu valor simbólico e arquitetônico. Entre as diretrizes do projeto estão a ampliação e qualificação das calçadas com acessibilidade universal, a criação de áreas de permanência com mobiliário urbano, a redução do espaço destinado aos veículos e a priorização do pedestre.

A proposta também prevê o aumento da arborização, a ampliação de áreas permeáveis, o fortalecimento das conexões com outros espaços públicos do centro histórico e a valorização do patrimônio cultural e paisagístico, respeitando os diferentes níveis de proteção e as perspectivas visuais do conjunto urbano.