São Paulo passará a contar com um novo voo internacional sem escalas para o Canadá. A companhia aérea WestJet anunciou a abertura da rota direta entre Calgary, no oeste canadense, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, com início previsto para 8 de novembro. A operação está programada para três frequências semanais e será realizada com aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner.
As partidas de Calgary acontecerão às terças, quintas e domingos, às 22h45, com chegada a Guarulhos às 15h35 do dia seguinte. O tempo estimado de voo é de 12 horas e 50 minutos. No sentido inverso, os aviões decolam de São Paulo às segundas, quartas e sextas, às 19h40, pousando em Calgary às 5h15, após 13 horas e 35 minutos de viagem.
Embora a nova ligação ainda dependa de autorizações regulatórias, a WestJet já liberou a venda de passagens em seu site oficial. As tarifas promocionais partem de 450 dólares canadenses por trecho na classe mais básica, que inclui apenas item pessoal. Para passageiros que desejam levar bagagem de mão, os preços começam em 600 dólares canadenses por trecho.
Esta será a primeira conexão aérea direta entre o Brasil e o oeste do Canadá, um projeto estudado pela companhia desde 2017, quando encomendou dez unidades do Dreamliner. Na configuração da WestJet, o avião comporta até 320 passageiros, distribuídos entre classes executiva, econômica premium e econômica.
Criada em 1994, a WestJet foi fundada por David Neeleman, executivo conhecido também por sua atuação na JetBlue e na Azul. A empresa se destaca por apostar em rotas pouco exploradas e iniciou sua expansão internacional de longa distância em 2019.
Com a novidade, a WestJet se torna a terceira aérea a operar voos entre Brasil e Canadá, juntando-se à Air Canada e à Air Transat, que também ampliam suas conexões entre os dois países.