Por: Da Redação

Rodízio municipal de veículos retorna à capital nesta segunda-feira, dia 12

Para licenciar, é preciso antes quitar eventuais multas | Foto: Reprodução/Governo de SP

O Rodízio Municipal de Veículos volta a ser aplicado na capital a partir da próxima segunda-feira (12), após período de suspensão iniciado em 22 de dezembro. A medida havia sido interrompida devido à redução no volume de tráfego registrada entre o fim de 2025 e o começo de 2026 e permanece válida até esta sexta-feira (9).

A operação, conhecida como Horário de Pico, limita a circulação de automóveis no Centro Expandido da cidade em dois períodos do dia: das 7h às 10h e das 17h às 20h. O objetivo é reduzir congestionamentos e melhorar o fluxo viário nos horários de maior movimento.

Durante os horários restritos, ficam proibidos de circular os veículos com finais de placa determinados para cada dia da semana nas vias que compõem o Minianel Viário. A área inclui as marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’ Escragnolle Taunay, Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf, além do Complexo Viário Maria Maluf e do Viaduto Grande São Paulo.

O descumprimento da regra configura infração média, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 130,16 e registro de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O rodízio específico para caminhões, assim como as restrições da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), continuam em vigor normalmente.

A restrição não é aplicada aos fins de semana nem em feriados, quando a circulação é liberada para todos os veículos. O esquema de placas segue o padrão tradicional, variando conforme o dia da semana.