Por:

Japeri muda vidas de jovens por meio do GameCraft

Em uma noite marcada por emoção, orgulho e expectativas para o futuro, mais de 60 jovens concluíram o GameCraft 2025, projeto que vem transformando o universo dos jogos eletrônicos em oportunidade real de formação profissional em Japeri. A cerimônia de formatura aconteceu no salão J&M, em Engenheiro Pedreira, reunindo familiares, instrutores, autoridades municipais, representantes do legislativo estadual e federal e até possíveis investidores atentos ao talento da nova geração.

Fruto da parceria entre a Prefeitura de Japeri e a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos (Ferjee), o GameCraft é desenvolvido na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e conta com patrocínio da Light e da Gamdom Imperial. Em seu segundo ano, o projeto se consolida como referência ao revelar habilidades, despertar vocações e abrir caminhos para carreiras antes distantes da realidade dos jovens do município.

Representando a gestão municipal, o vice-prefeito Carlos Januário participou da celebração ao lado da secretária da Semades, Meire Lucy, e da secretária de Educação, Caroline Ontiveros. Ele destacou o impacto social e educacional da iniciativa.

"Hoje é um dia para celebrar esse avanço, essa gama de oportunidades que nossos jovens estão tendo. Quando andamos por essas ruas em 2019, a desesperança fazia parte do semblante das pessoas. É com orgulho que estamos vivendo esse momento em que, construindo pontes, trouxemos para nossa Japeri parceiros importantes que estão nos ajudando a fazer a diferença", afirmou.

A secretária Meire Lucy relembrou a evolução dos alunos, desde os primeiros dias de aula até o momento da formatura. Para ela, acompanhar o desenvolvimento de cada jovem é motivo de orgulho e emoção.

"Esse é um momento de muita emoção e uma despedida com gostinho de saudade. É pessoal, aquilo que era brincadeira virou profissão. E eu parabenizo os pais, porque muitos de nós achávamos que esse tempo com jogos era perdido. Hoje vemos a importância disso tudo", disse. Ela citou ainda a contribuição da secretária de Captação de Recursos e Projetos Especiais, Andreia Brito, e do superintendente de Tecnologias de Japeri, Renilton Brandão, na construção e evolução do projeto.

Também compuseram a mesa o presidente da Ferjee, Carlos Eduardo Albuquerque; o deputado estadual e ex-secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, que apresentou o novo gestor da Pasta, Rodrigo Scarzelli; a deputada federal Rosangela Gomes; e o presidente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro, Hazenclever Lopes, apontado como possível investidor para os próximos anos.