Por: Pedro Sobreiro

De virada, Vasco larga na frente na Copa do Brasil

Pablo Vegetti marcou o gol da virada vascaína no Maracanã | Foto: Matheus Lima/ Vasco da Gama

O primeiro jogo da semifinal carioca da Copa do Brasil contou com atuação de gala de Rayan. Em noite iluminada, a joia do Vasco da Gama fez um gol e construiu a jogada do segundo tento, marcado por Vegetti, que transformou o Maracanã em São Januário.

Com mando de campo do Vasco, a partida começou com amplo domínio do Fluminense. O time de Luis Zubeldía vive uma excelente fase, tendo "encaixado" na reta final do Campeonato Brasileiro.

Com o entrosamento em dia e trocas rápidas de passes, os tricolores iniciaram a partida pressionando e chegando com perigo ao gol Cruzmaltino. No entanto, mesmo com as melhores jogadas, o Flu ainda pecava na finalização.

Até que, aos 21 minutos de jogo, o goleiro Leo Jardim saiu estranho e derrubou Everaldo na entrada da grande área. Com a falta marcada, o Fluminense apelou para uma jogada ensaiada.

Renê encontrou Thiago Silva na segunda trave. O capitão tricolor desviou de cabeça para Serna, que matou a bola, bateu rasteiro e chutou para o gol. A bola desviou em Andrés Gomez e entrou. Fluminense 1, Vasco 0.

Com o gol, o Flu continuou pressionando, enquanto o meio de campo do Vasco batia cabeça. Mas ficou nisso.

Na volta do intervalo, Fernando Diniz mudou o anímico do time, que foi a campo sem alterações. Mais ligado, o Vasco conseguiu acertar o posicionamento de seu meio de campo, firmando a marcação e criando boas jogadas. Com isso, o panorama mudou.

O Vasco voltou com tudo. Aos 4 minutos, Andrés Gomez recebeu pela esquerda e mandou para a área. Nuno Moreira ajeitou para Rayan, que soltou a bomba contra o gol de Fábio. Vasco 1 a 1 Fluminense. E explosão do Maracanã, que tinha mais torcedores vascaínos dentre os 64.990 torcedores presentes.

O Cruzmaltino seguiu pressionando, para o desespero do Fluminense, que perdeu a organização do meio de campo. Aos 24, Pumita subiu sozinho na área tricolor e cabeceou na trave.

Com o segundo gol do Vasco maduro, Zubeldía mexeu no time. Hércules e Ganso entraram e reajustaram a meiuca tricolor, que voltou a incomodar.

Só que, do outro lado, Diniz apelou para a mística e colocou Pablo Vegetti, que tem o costume de decidir clássicos contra o Tricolor, no lugar de Nuno Moreira. Em cerca de 20 minutos, o Pirata pouco fez. Até que, aos 49, Rayan costurou meio time do Fluminense, sofreu a falta e cobrou com rapidez. Ele encontrou Pumita Rodríguez, que passou para Andrés Gómez. O colombiano cruzou para a área e Vegetti cabeceou para o fundo do gol. Fazendo valer o apelido do clube de "Time da Virada", Vasco 2 x 1 Fluminense.

Com o resultado, o Vasco pode se classificar no domingo (14) se vencer ou empatar. O jogo decisivo será novamente no Maracanã e já está com ingressos esgotados.