O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E publicou seu Relatório de Sustentabilidade referente à Temporada 10 (2023/24), o mais ambicioso e influente até o momento, lançado no início da emocionante Temporada 12 (2025/26), iniciada com o E-Prix de São Paulo, em 6 de dezembro de 2025.
Ao mesmo tempo, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E celebra dez anos na vanguarda do automobilismo sustentável, ultrapassando os limites do que é possível, tanto dentro como fora das pistas.
A Temporada 12 promete o maior e mais ousado calendário da história da Fórmula E, com um recorde de 17 corridas, abrangendo cidades icônicas e circuitos de ponta. Cada parada da turnê global foi projetada com precisão, agrupando destinos por continente para reduzir a quilometragem de transporte e cortar significativamente as emissões de CO2, provando que escala e sustentabilidade podem andar juntas.
Dentre as principais conquistas celebradas no relatório estão as marcas sociais, como as mais de 32 mil pessoas alcançadas pelos programas de impacto social nas cidades-sede por meio de ações comunitárias e educação, e o início do Fundo Better Futures, que concedeu 75.000 euros em auxílio a projetos sustentáveis liderados pela comunidade em quatro cidades-sede: Berlim, Xangai e Portland.
Falando exclusivamente em sustentabilidade, a Fórmula E foi nomeada a número 1 no Global Sustainability Benchmark in Sport (GSBS) pelo segundo ano consecutivo, participou ativamente da Semana do Clima de Nova York, ao lado da Assembleia Geral da ONU, liderando a conversa global sobre o clima no esporte, e melhorou a logística com o uso de transporte marítimo movido a biocombustível, e o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para frete transcontinental, reduzindo substancialmente as emissões relacionadas ao transporte.
"Acreditamos que as corridas elétricas podem fazer mais do que inspirar - elas podem impulsionar diretamente a mudança. Nas últimas 10 temporadas, não apenas inspiramos outras pessoas a agir, mas também as ajudamos a causar um impacto real. Seja apoiando instituições de caridade, investindo em energia renovável ou trabalhando diretamente com diversas comunidades e grupos de caridade, somos uma série que não se concentra em promessas e aspirações, mas em proporcionar um progresso real que pode ser sentido e beneficiado agora mesmo. Na Temporada 10, aprofundamos significativamente nosso impacto na comunidade local e fortalecemos nosso compromisso de construir um futuro mais inclusivo, equitativo e resiliente em todas as cidades onde corremos", disse Julia Pallé, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Fórmula E.