Volta Redonda foi escolhida para ser a próxima cidade fluminense a contar com um centro regional de pesquisa agropecuária. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (08), quando o prefeito Antonio Francisco Neto teve uma reunião no Palácio 17 de Julho com o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro Rio), Paulo Renato Marques.
Esse foi o primeiro passo para a implementação da unidade, que deverá ser construída na área pertencente à Fundação Beatriz Gama (FBG). De acordo com a proposta do representante da Pesagro Rio, a instituição atenderia a produtores de toda a região, e uma nova visita será marcada para que sejam feitos estudos técnicos a fim de definir o melhor local para o centro de pesquisa, e assim iniciar a elaboração do projeto da estrutura.
- Nós da prefeitura apoiamos essa proposta de parceria, pois vemos como muito importante a oportunidade de desenvolver um centro de difusão de tecnologia e conhecimento que fará a diferença na região, atendendo a todos os produtores dos municípios próximos - declarou o prefeito Neto, que acrescentou:
- Eu só tenho que agradecer ao governador Cláudio Castro, ao secretário (de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) Flávio Ferreira e ao presidente Paulo Renato, que já visitou a Fundação Beatriz Gama. Um lugar que, com certeza, vai trazer um benefício muito grande para todo mundo - disse.
Análise da demanda de produtores locais
Paulo Renato Marques explicou que a Pesagro Rio possui vários centros de pesquisa do tipo espalhados pelo estado, com estruturas adequadas às necessidades regionais, e reforçou que irão analisar as necessidades dos produtores locais para, junto com a definição do terreno, apresentar o projeto para a prefeitura.
- Estamos seguindo as orientações do nosso secretário. Vamos nos debruçar sobre a área que estiver disponível, realizar os estudos técnicos com nossos profissionais, e apresentaremos o projeto ao prefeito e ao secretário antes da divulgação. Como Volta Redonda é o ponto central da região, acreditamos ser o local ideal para desenvolvermos um centro de difusão de tecnologia, de conhecimento, para que possamos incentivar produtores rurais a ter uma expansão do setor agropecuário", disse.