Por: Da Redação

Museu de Arte Sacra de Embu das Artes: exposição permanente

Mostra reúne telas de Tirapeli que exploram o legado jesuítico na América Latina | Foto: Acervo Museu de Arte Sacras dos Jesuítas

Uma nova exposição permanente está disponível para os visitantes do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ) de Embu das Artes, na Grande São Paulo: “Os jesuítas e o patrimônio da humanidade: arte sacra na América Latina”, do doutor, pesquisador e artista plástico brasileiro Percival Tirapeli.

A abertura contou com palestra e visita mediada conduzidas pelo próprio autor, que apresentou ao público a arte jesuítica produzida na América Latina e suas correlações com a arte presente na Ásia e na Europa.

A exposição reúne telas de Tirapeli que exploram o legado jesuítico na América Latina entre os séculos XVI e XVIII através de pinturas, fotografias, colagens e poesia. Esse conjunto histórico e artístico latino-americano, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde a década de 1980, é evidenciado na exposição pela sua importância cultural e riqueza estética.

Com a inauguração, o Museu tem promover debates sobre a arte sacra e difundido a história da Companhia de Jesus no Brasil, aproximando o público deste legado de quase cinco séculos de história, fé e cultura.

O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas de Embu das Artes fica no Largo dos Jesuítas, 67 – Centro Histórico de Embu das Artes. A exposição permanente fica aberta de quinta a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os ingressos custam de R$10 a R$20.