Por:

Projeto da Prefeitura é selecionado

Um projeto da Prefeitura de SP foi um dos quatro selecionados em todo o mundo para receber apoio técnico e financiamento do C40 Cities Finance Facility (CFF), uma das mais importantes iniciativas internacionais de incentivo a projetos urbanos sustentáveis.

O projeto tem o nome de "Requalificação Urbana e Resiliência Climática: Orion II", desenvolvido no âmbito do Programa Mananciais da Prefeitura.

Nesta edição do CFF, mais de 200 projetos foram inscritos em todo o mundo.

"Estamos muito honrados e empolgados com a seleção do projeto da Prefeitura de São Paulo, através do C40 Cities Finance Facility, para receber apoio técnico no Jardim Orion", afirmou a secretária executiva do Programa Mananciais, Maria Teresa Fedeli.

A escolha do projeto paulista reconhece os esforços da cidade em promover soluções baseadas na natureza, urbanização sustentável e adaptação climática em áreas vulneráveis.

O Orion II propõe ações integradas de recuperação ambiental de córregos e margens da Represa Billings, implantação de parque linear, construção de unidades habitacionais para reassentamento de famílias e infraestrutura verde de drenagem urbana, com o objetivo de melhorar a qualidade das águas e reduzir riscos de enchentes.

O Programa Mananciais — responsável pela concepção e execução do projeto — atua nas regiões das represas Billings e Guarapiranga, promovendo intervenções de habitação, saneamento e meio ambiente voltadas à inclusão social e à proteção dos recursos hídricos.

O C40 Cities Finance Facility (CFF) é uma iniciativa internacional que auxilia cidades a desenvolver projetos inovadores de infraestrutura urbana com foco em sustentabilidade e resiliência climática, conectando-os a financiadores e investidores de impacto.

Além do Orion II, a Prefeitura tem também o Projeto Parque Jardim Castelo, que foi selecionado para integrar a Incubadora de Projetos "Solução Natureza", iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a C40 Cities, o CGEE e a Bioconexão Urbana.