Por: Redação

SBC: Prefeito nomeia secretário que é réu por desvio de merenda

Paço Municipal de São Bernardo do Campo | Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima (Podemos), que retornou ao cargo após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), iniciou uma série de mudanças no comando das secretarias municipais. Entre os novos nomeados está o advogado Carlos Roberto Maciel, agora à frente da Secretaria de Justiça.

Maciel já havia ocupado cargos no município, entre eles secretário de Assuntos Governamentais de São Bernardo e presidente da Fundação ABC (durante o mandato do então prefeito Orlando Morando).

Ele deixou as funções em 2018, após acusações que o vinculavam à Operação Prato Feito, da Polícia Federal (PF), que investigou um esquema de desvio de recursos da merenda escolar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na ocasião, foram 13 prefeitos, quatro ex-prefeitos, um vereador, 27 agentes públicos não eleitos e cerca de outras 40 pessoas da iniciativa privada envolvidos no inquérito. O esquema teria movimentado mais de R$ 1,6 bilhão em todo o Estado de São Paulo.

A nomeação de Maciel despertou preocupação entre órgãos de controle e parte da opinião pública, dada a gravidade das acusações anteriores.

A gestão de Marcelo Lima – que havia sido afastado em 14 de agosto após operação da PF que investigava corrupção e lavagem de dinheiro – justifica que todas as nomeações obedecem aos critérios legais e buscam dar continuidade à máquina administrativa.

Segundo reportagem do portal G1, Maciel já era figura conhecida no meio da política local e próximos aos bastidores da gestão municipal.

Já a PF, no anúncio de afastamento de Marcelo Lima, informou que foram apreendido cerca de R$ 14 milhões em espécie com servidor apontado como operador financeiro do suposto esquema. As investigações apontam suspeitas de pagamentos de propinas vinculados a contratos da prefeitura de São Bernardo do Campo.