A Toyota do Brasil anunciou nesta terça-feira que vai retomar, de forma gradual, a produção de veículos em suas fábricas de Toyota Indaiatuba e Sorocaba a partir de 3 de novembro de 2025, após suspensão provocada por danos causados por uma tempestade na planta de motores de Toyota Porto Feliz.
A retomada chega em momento crucial para a população a unidade de Sorocaba emprega atualmente cerca de 3,6 mil funcionários, enquanto a de Indaiatuba abriga aproximadamente 1,5 mil colaboradores, segundo dados da própria empresa.
Para a reativação, a Toyota importará motores e componentes de outras unidades internacionais, uma medida emergencial até que a planta de Porto Feliz seja recuperada esta última permanece sem data para retomar atividades. A empresa também informou que após férias emergenciais, os colaboradores das fábricas voltarão a ser convocados a de forma gradual.
O plano de recomeço da produção terá impacto direto no mercado de trabalho e cadeia local estima-se que o reinício beneficie não só os cerca de 5,1 mil trabalhadores diretos nas duas fábricas, mas também diversas empresas fornecedoras e serviços indiretos na região. Mesmo durante o período de suspensão, o grupo manteve o emprego de cerca de 5,7 mil trabalhadores em férias coletivas emergenciais ou lay-off nas unidades afetadas.