Por: Da Redação

Aprovada em 1º turno criação da Academia de Ensino em Segurança Urbana

O Plenário da Câmara aprovou o projeto por unanimidade em 1º turno de votação | Foto: Douglas Ferreira / REDE CÂMARA SP

O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou por unanimidade, em 1º turno, a criação da AEPSU - Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana. A proposta é do executivo e está vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, inserida na estrutura do Comando Geral da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Segundo o texto do Projeto, a AEPSU absorverá os bens patrimoniais, serviços, contratos, acervo, pessoal e recursos orçamentários e financeiros da atual AFSU (Academia de Formação em Segurança Urbana), criada pelo Decreto 58.199, de 18 de abril de 2018.

Na justificativa, a Prefeitura argumenta que a criação da instituição “permitirá a consolidação de uma instituição de ensino e pesquisa dedicada à segurança urbana, elevando o padrão de capacitação da Guarda Civil Metropolitana, dos agentes da Defesa Civil, das Juntas Militares e demais servidores municipais que atuam na área de polícia administrativa municipal”.

O Executivo destaca, ainda, que a academia vai alinhar a formação dos profissionais de segurança às diretrizes nacionais de educação, garantindo profissionalização progressiva, pluralismo pedagógico, incentivo à pesquisa científica e tecnológica. Além disso, promoverá aperfeiçoamento especializado para as funções de comando e chefia. “Dessa forma, a cidade de São Paulo passará a contar com uma instituição pioneira no país”.

Vice-líder do governo na Câmara, o vereador Gilberto Nascimento (PL) defendeu o projeto. “Importante para a cidade, que se torna também uma referência [na formação]. Nós já somos [referência em segurança pública] com a nossa guarda, uma referência na grande São Paulo e em outros municípios”, destacou o parlamentar. “Estamos melhorando cada vez mais a segurança pública na cidade de São Paulo, mostrando que São Paulo é exemplo também para outras guardas (municipais)”.

Na fase de declaração de voto, a vereadora Edir Sales (PSD) elogiou a criação da Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana. “Essa, realmente, é uma iniciativa muito importante para nossa querida guarda, nossa estimada guarda, que nós respeitamos tanto”.