Por:

R$ 94,4 milhões contra enchentes

A Prefeitura de São Paulo está executando obras importantes no Córrego Rodeio, localizado no extremo da Zona Leste, em Cidade Tiradentes. Os serviços visam reduzir ao máximo as cheias históricas que atingem as áreas no entorno do córrego. Com investimento de R$ 94,4 milhões, as obras de canalização e contenção vão se estender por 2.000 metros nas margens do córrego. As intervenções foram iniciadas em novembro de 2024. A primeira frente de intervenções acontece em um trecho do córrego classificado pela Defesa Civil como área de risco para solapamento.

Neste trecho, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) trabalha na contenção de 997 metros das margens, dos quais 320 metros já foram concluídos.

As intervenções ocorrem entre a Rua Inácio Monteiro até a Estrada do Iguatemi, no bairro Jardim Pedra Branca. O contrato contempla, ainda, a recuperação das redes de microdrenagem e nova pavimentação no perímetro da obra. Já a segunda fase de estabilização das margens ocorre entre a Estrada Manoel de Oliveira Ramos até a Estrada do Iguatemi, em um trecho de quase mil metros de extensão.

No local, também está prevista a recuperação das galerias de águas pluviais e nova pavimentação no entorno da obra. Nesta frente de obra, 280 metros já foram concluídos, o restante segue em andamento conforme o cronograma previsto.