Por: Martha Imenes

Aposentado pode emitir carteira e garantir benefícios

O caso constou como dano no 72° Distrito Policial da Vila Penteado | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Idosos com mais de 60 anos e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem emitir carteiras do governo federal e garantirem acesso a alguns benefícios. Os dois documentos, no entanto, exigem alguns critérios.

Emitida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a carteira do idoso pode ser solicitada online pelo portal Gov.br ou presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O processo, gratuito e acessível, exige inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Em 2025, mais de 1,5 milhão de idosos já utilizaram o documento para acessar seus direitos, promovendo inclusão social e mobilidade. A emissão é rápida, mas exige atenção aos requisitos e documentos necessários.

A solicitação online tem atraído cada vez mais idosos, que podem obter a carteira em poucos minutos. Para quem prefere o atendimento presencial, os Cras oferecem suporte especializado.

Entre os benefícios principais estão transporte interestadual gratuito ou com desconto, meia-entrada em eventos culturais e prioridade em atendimentos.

Podem solicitar pessoas com 60 anos ou mais, renda de até dois salários mínimos e inscritas no CadÚnico.

Para fazer a solicitação é preciso ter em mãos identidade, CPF, comprovante de residência e Número de Inscrição Social (NIS).

Como pedir

A solicitação online é feita pela página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social na internet. O usuário precisa ter conta Gov.br. Após o login, basta preencher os dados solicitados e emitir o documento, que pode ser salvo digitalmente ou impresso.

Para quem opta pelo atendimento presencial, o Cras mais próximo é o local indicado. Técnicos auxiliam no preenchimento das informações, verificam os documentos e orientam sobre o CadÚnico. O prazo para emissão pode chegar a 45 dias, mas uma declaração provisória pode ser fornecida para uso imediato.

Como emitir

*Acesse o site oficial e vá para carteiraidoso.cidadania.gov.br.

* Faça login com Gov.br para acessar o sistema. Se ainda não tiver, será necessário criar uma.

* Selecione a opção "Emitir Carteira da Pessoa Idosa".

* Preencha as informações com os dados solicitados e autorize o uso dos seus dados cadastrais.

* Imprima ou salve a carteira após a emissão.

Carteira do INSS

Já a Carteira do Beneficiário do INSS é um documento digital que facilita a comprovação do vínculo com o INSS em estabelecimentos e serviços, e dá desconto em produtos e serviços emm empresas parceiras. Ela pode ser emitida através do aplicativo ou site Meu INSS.

Como fazer

Acesse o aplicativo ou site Meu INSS.

Faça login com seu CPF e senha.

Na página inicial, procure por "Carteira do Beneficiário" ou "Meu INSS " e clique na opção.

Siga as instruções para selecionar uma foto e confirmar o compartilhamento dos seus dados através do QR Code.

O segurado pode fazer download ou imprimir o documento gerado.