O governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), realizou a 2ª Copa Estadual Quilombola de Futebol neste fim de semana na Escolinha Nilton Santos, em Palmas.
Oito equipes disputaram as partidas de futebol de campo nas categorias feminina e masculina, em uma competição que se destacou pela integração entre os participantes, pelo espírito esportivo e pela valorização cultural.
Participaram da competição representantes das comunidades quilombolas de Chapada da Natividade, Laginha (Porto Alegre do Tocantins), Córrego Fundo (Brejinho de Nazaré), Povoado do Prata (São Félix do Tocantins), Carrapato, Formiga e Ambrósio (Mateiros), Dona Domicília (Muricilândia) e Cocalinho (Santa Fé do Araguaia).
Campeões
As equipes campeãs foram o time feminino Cocalinho, de Santa Fé do Araguaia; e o masculino de Chapada da Natividade, que irão representar o Tocantins na 2ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, prevista para o segundo semestre deste ano, em Recife/PE.
O titular da Sepot, Ercivaldo Xerente, destacou que a Copa Quilombola é um dos maiores eventos esportivos voltados aos povos tradicionais no Tocantins.
"É uma alegria construir este momento com a equipe da Sepot. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa pelo apoio e pelo incentivo, fundamentais para o fortalecimento de iniciativas como esta", ressaltou.
A diretora de Proteção aos Quilombolas, da Sepot, Gheysa Costa, enfatizou que o evento reforça o papel do estado no incentivo à pratica esportiva entre as comunidades tradicionais.
"É um evento que nasce da força da comunidade e o governo do Tocantins está presente para apoiar e garantir visibilidade a iniciativas como essa", pontuou a diretora.