O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) iniciou ações voltadas à garantia dos direitos do consumidor durante o período de carnaval, por meio da Central de Fiscalização Integrada (CIF). A campanha começou no fim de semana em diversas zonas de Manaus, capítal do estado.
Durante a operação, a equipe de fiscalização do Procon-AM realizou inspeções em bares e blocos carnavalescos.
De acordo com o órgão, não foram constatadas irregularidades na comercialização de bebidas e alimentos.
Informação
Além da fiscalização, o Procon-AM distribuiu panfletos informativos com canais de denúncia, reforçando a importância da conscientização dos foliões sobre como agir em caso de problemas relacionados ao consumo.
O órgão também alerta para golpes comuns nesta época do ano.
Entre as orientações estão: conferir sempre o valor antes de pagar com cartão, evitar realizar pagamentos em máquinas com visor quebrado, ficar atento para não ter o cartão trocado.
Open bar
No caso das festas no modelo "open bar", os organizadores devem informar previamente as marcas das bebidas oferecidas, o tipo de alimentação quando houver e os horários de início e encerramento do evento.
O consumidor tem direito à informação clara e adequada e deve exigi-la sempre que necessário. No caso, esse risco aumentou ultimamente com os diversos casos de bebida alcoólica adulterada que ocorreram no ano passado, com intoxicação de consumidores por uso de metanol.
Furtos
Outro ponto de atenção destacado pelo Procon-AM é o aumento de furtos durante a folia, especialmente de aparelhos celulares, reforçando a necessidade de cuidados redobrados em locais de grande aglomeração. Durante o mês, o órgão irá fazer ações de orientação e fiscalização na cidade.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está reforçando o serviço de prevenção em Manaus e nos municípios do interior do Amazonas com 333 militares e 54 viaturas. O quantitativo contempla o serviço extra e também o ordinário. A ação teve início no sábado (7).
A corporação atua no serviço operacional com a prevenção e atendimento pré-hospitalar nos ensaios técnicos e desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso A e B e na fiscalização de fogos de artifício.