Por:

Tocantins alerta para novas fraudes contra servidores públicos

Diante de notícias recentes envolvendo golpes financeiros relacionados a empréstimos consignados, o governo do Tocantins reforçou medidas de orientação e proteção aos servidores, em uma atuação institucional voltada ao fortalecimento dos mecanismos de segurança.

Como parte desse esforço conjunto, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) realizou, na sexta-feira (6), uma reunião com representantes do banco Sicoob para tratar do tema e alinhar iniciativas de prevenção a novas tentativas criminosas contra servidores estaduais.

Cuidado

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, destacou que a prioridade é o cuidado com o servidor e o acompanhamento permanente do tema. "Estamos atentos e atuando de forma responsável, ao dialogar com as instituições e buscar mecanismos que reforcem a proteção dos nossos servidores", afirmou.

Durante a agenda, o secretário-executivo da Secad, Paulo Henrique de Lima Carvalho, reforçou a necessidade de cuidado por parte dos próprios servidores no uso do Portal do Servidor.

"A senha é pessoal e intransferível e deve ser protegida. É por meio dela que ocorre a autorização para consignações, e esse cuidado é essencial para evitar situações indevidas", frisou.

O diálogo direto com instituições financeiras, entre elas o Sicoob, é uma das iniciativas da Secad para aprimorar rotinas, fortalecer controles e ampliar mecanismos de segurança nos processos relacionados ao consignado.

O diretor administrativo do Sicoob, Silvan Celestino dos Santos, afirmou que o banco adotou providências imediatas ao identificar a fraude, com comunicação à Secad e ressarcimento célere ao servidor. "As parcelas descontadas indevidamente foram devolvidas", pontuou.