Por:

Secretaria das Mulheres cria protocolo "Não se Cale" no carnaval do Pará

A Secretaria de Estado das Mulheres do Pará (Semu) deu início, neste fim de semana, às ações de carnaval com a divulgação do Protocolo "Não Se Cale".

A primeira mobilização aconteceu em dois blocos da capital de Belém: um em um estabelecimento localizado na Cidade Velha e outro durante um grande show realizado no estacionamento do Mangueirão.

A iniciativa marca o começo de uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo do período carnavalesco, ampliando a visibilidade da campanha e orientando mulheres e a população em geral sobre como identificar situações de assédio, importunação ou violência, além de saber onde e como buscar ajuda em caso de necessidade.

Ferramenta de proteção

Durante a ação, equipes da Semu distribuíram materiais informativos, dialogaram com frequentadores e reforçaram a importância do Protocolo Não Se Cale como ferramenta de proteção e acolhimento.

A campanha, que acontece durante todo o ano, ganha reforço especial no Carnaval, período marcado por grandes eventos e intensa circulação de pessoas.

Para a secretária de estado das Mulheres, Paula Gomes, levar informação aos espaços de lazer é uma estratégia essencial para fortalecer a rede de proteção.

"Levar o Protocolo Não Se Cale aos espaços de lazer é uma estratégia fundamental de prevenção. Nosso objetivo é garantir que as mulheres saibam como agir, onde buscar apoio e que tenham seus direitos respeitados. Esse é um trabalho contínuo da Secretaria, que se intensifica no Carnaval, mas acontece durante todo o ano", afirmou a secretária.

Para muitas mulheres, a iniciativa representa mais segurança e confiança para aproveitar a festa.

"Eu achei muito importante. Às vezes a gente passa por situações desconfortáveis", disse a estudante Ana Cláudia, de 22 anos.