Por:

Mangueirão passa a ter acesso por sistema facial

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), avança na modernização e segurança do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, com a instalação de 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso.

Os equipamentos, já inseridos na estrutura do maior estádio do Pará, passam por ajustes finais, para que em breve possam ser utilizados.

A medida atende às exigências da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), que determina o controle e a fiscalização de acesso do público em arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas.

A legislação entrou em vigor em 2023, estabelecendo padrões mais rigorosos de segurança e organização para grandes eventos esportivos.

Monitoramento facial

O sistema, fornecido pela empresa Imply, conta com monitoramento facial nas catracas, identificação biométrica dos espectadores e uma central técnica de informações. Também dispõe de infraestrutura capaz de viabilizar o monitoramento por imagem do público presente e o cadastramento biométrico dos torcedores.

Avanço na segurança

De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, a implantação do sistema de identificação representa um avanço importante.

"A implementação do reconhecimento facial no Novo Mangueirão representa um avanço significativo na segurança e na experiência dos torcedores que vão assistir aos jogos no estádio. Nós, do Governo do Pará, por meio da Seel, estamos sempre buscando garantir conforto e segurança. Essa tecnologia vai trazer muitos benefícios para todos", garante o titular da Seel.

Tecnologia e celeridade

A tecnologia facilita o acesso ao estádio e reforça a segurança, tornando a entrada pessoal e intransferível, o que dificulta a ação de cambistas e a utilização de ingressos falsos. O sistema será integrado aos clubes, permitindo que o torcedor, já cadastrado, adquira ingressos normalmente ou realize o cadastro biométrico pela plataforma da tiqueteira do clube ou pelo portal do Governo do Pará, via Seel.

Dessa forma, o acesso ao estádio ocorrerá sem a necessidade de ingressos físicos ou cartões, sendo o rosto do frequentador a sua credencial.

O sistema também será integrado à área de segurança pública, possibilitando a identificação de pessoas que tentem acessar o estádio de forma irregular ou envolvidas em práticas criminosas.