Entre os aprovados do concurso da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) do Acre, o maior da história com 3 mil vagas, está o professor Edimar do Santos Passamani.
Ele foi aprovado para lecionar a disciplina de Física e já foi devidamente lotado no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF).
A história do professor Edimar dos Santos é de superação. Nascido na zona rural do município de Plácido de Castro, ele iniciou os estudos na Escola Santa Rita de Cássia, localizada no km 65 da rodovia AC-040, km 13 do ramal Eletra. Quando finalizou a 3ª série do ensino fundamental, anos iniciais, foi o único a avançar para a etapa seguinte.
"Quando comecei a estudar, em 1998, não tinha energia elétrica e sempre foi difícil, até para ter professor na zona rural, tanto que fiquei dois anos sem estudar porque não havia professor", faz questão de lembrar.
Na roça
Nesse período, ele acabou ajudando o pai na roça. O tempo passou e ele conheceu um programa de aprendizagem rural que hoje é o Caminho da Educação do Campo. "Foi uma experiência diferente de tudo o que havíamos vivenciado, a metodologia era inovadora", recordou.
Já adulto, ele realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na primeira vez não obteve êxito. Em 2012, fez novamente a prova e, em 2013, ingressou no curso de licenciatura em Física na Universidade Federal do Acre (Ufac). Já na instituição, ele decidiu novamente fazer o Enem, dessa vez para Direito, momento em que conseguiu 940 pontos na redação.
Por toda esta trajetória, ao assumir o cargo de professor efetivo diz que o sentimento é de muita alegria. "Era o meu sonho quando estava no ensino médio, porque a vida na roça era muito pesada e eu acabei me inspirando nos meus ex-professores".